domingo, 27 de setembro de 2009

Projeto na UnB, iniciado por Walter Kohan

Projeto Filosofia na Escola UnB

Encontrei o link enquanto lia a dissertação de uma ex-orientanda da minha orientadora de TCC.

Interessante! Dêem uma conferida!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

para verificar http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=9976&grupo=57&cat=337&anu=457

Preparação de aulas

Olá!
Agora vim preparar as aulas dessa semana. O lado bom é que já fico livre logo de cara, para fazer o que for necessário durante a semana (para tentar, pelo menos)...
Às vezes não consigo. Fico meio estressada com a rotina, com os desgastes que acontecem às vezes em aula, então, fico bem cansada e não consigo me concentrar. Porém, acredito que o maior desgaste seja emocional. Então, por conta desse desgaste emocional, meu físico também cai, e o mental então, vai embora junto...
Mas, não foi para ficar desabafando que vim aqui. Vim para me ajudar a organizar as aulas. Eu costumo anotar tudo o que faço com cada turma num caderno. Porém, hoje fiquei com vontade de digitar. Dou aula amanhã de manhã e à tarde. Então, vai ser assim:

manhã

7a B
5a B
5a A
total: 6 aulas.

tarde

2o. C
4o C
3o C
4a C
total: 4 aulas.
***
7as séries (relato + indicação): Estamos discutindo sobre conflito. Fizemos uma atividade usando revistas. Eles tinham que encontrar 3 imagens que mostrassem situações de conflito e explicar de que forma as pessoas poderiam ser afetadas pelo que era retratado. Depois, fizemos uma discussão em roda. Ficou nítido que eles não gostaram. Não ficaram atentos ao que era discutido e foi cansativo para mim ficar chamando a atenção, pedindo para ouvir. Eu realmente gostaria de fazer algo que interessasse os alunos de verdade. Eu senti isso quando passei o filme "I am Sam" (Uma lição de amor, 2001). Eles adoraram o filme, ficaram super interessados. Depois, a discussão foi interessante, focada.
Ainda falando sobre o relato da semana passada, ainda estimulei a turma a lembrar quais os temas que mais apareceram, os tipos de conflito que foram mais frequentes. Depois, escrevi na lousa, montando um quadro e foram os seguintes: policiais, violência, guerras, conflitos internos, esporte, tráfico de drogas, política.
Idéia: Esquematizar um trabalho para ser feito em grupo e em casa, onde deverão pesquisar a origem desse problemas, apontando as formas como acontecem e pensando possíveis soluções. Divido a sala em grupos, cada tema seria um grupo.
Já sei! Para aquecer o povo, divido o grupo em sala, mandando a galera fazer um cartaz sobre esses temas! Cada grupo faria um cartaz sobre esses temas, procurando nas revistas e fazendo comentários embaixo. Depois, poderia indicar algo mais sistematizado para fazer em casa e indicando que esse trabalho valeria 30% da nota da etapa! Boa. Agora preciso esquematizar tudo bem feito. No fim da aula, cada grupo vai mostrar para a sala o que produziram e podemos colar os resultados nas paredes. Posso ainda fazer comentário sobre os conflitos sociais, conflitos causados pelas enormes diferenças econômicas que assolam nosso país (que foi um aspecto pouco notado por eles!)

Para amanhã: 1)Entregar devolutiva de textos que preciso corrigir (ainda!).

2) Atividade em grupo - Confecção de cartaz com temas diferentes para cada grupo. Usando revistas para escolher imagens.
-Cartaz deve ter, no mínimo, 4 imagens, com comentários embaixo. Colocar título.
-Deverá ser escrito um texto de autoria de todo o grupo com no mínimo 15 linhas e título que discuta o tema do grupo.

3)Para semana de 14 a 19 de Setembro, passar a atividade para fazer em casa, em grupo, para ser apresentada 15 dias depois (para dar tempo de se organizarem...)
A aula mesmo dessa próxima semana ainda deverá ser esquematizada.

....
5as séries:

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Editora Edjovem - Uma novidade bombástica

Descobri que essa editora tem uma coleção completa de Filosofia. Parece que desde os 2os anos até o colegial.


Vou ligara para representantes para ver se consigo exemplares para análise.

É isso.

Fiquei muito contente com isso. Quem sabe depois não tenho que ficar me matando na escola para ficar preparando aulas o tempo todo? Isso, claro, caso eu continue por lá, caso não tenha arrumado algo melhor que ser professora...

PARA MAIS DETALHES: http://www.edjovem.com.br/didatico.php